terça-feira, janeiro 08, 2013




Desporto e a sociedade
O desporte é um fenômeno social complexo. Definimos dessa forma pela sua abrangência e inserção social. Palavras derivadas de ações desportivas são utilizadas nos meios empresariais como equipe, time, recorde, marcação cerrada, entre outros. Nos momentos de lazer a presença da linguagem provinda do desporte é ainda mais evidente.
O desporte, na sua origem, derivava de jogo e brincadeira. Eles eram parte da cultura, como expressão das tradições do sagrado ou do profano, consistindo numa atividade essencialmente lúdica de caráter ritual. Pelas exigências físicas, estas atividades celebravam o corpo, a força, a beleza e o mágico.
O desporte moderno retira o caráter ritual mágico religioso do esporte e o transforma em algo secularizado, sem estruturar-se na religião, incorporando elementos racionais, como medidas, recordes ou igualdade de chances.
Dessa inserção da linguagem no quotidiano e nas várias formas de relação sociais vem à força do desporte. A comunicação é muito importante para vivermos em sociedade, logo, se certo tipo de símbolo típico do desporte é reproduzido em vários contextos sociais, ocorre o que denominamos de desportivização da sociedade contemporânea.
O desporte desempenha um importante papel na formação do homem e da vida em sociedade, matriz de socialização e transmissão de valores, forma de sociabilidade moderna, instrumento de educação e fonte de saúde, estes são alguns dos atributos do fenômeno desportivo.
Particularmente no caso Portugues, o desporte é uma parte fundamental da cultura do país tomada como representação da identidade nacional, incorporando na sua prática os valores da sociedade. O desporte é espetáculo ritual. Com as camisolas das equipas, os cascois e hinos, com as paixões e desilusões, enfim é o pulsar da cultura viva. Mas, no mundo contemporâneo é também um grande negócio que movimenta bilhões de euros, dólares. Constitui, portanto, um fenômeno social observável na vida quotidiana que se articula com símbolos culturais, produção cultural, economia e política.LMC

Sem comentários: