OS VALORES DA VIDA EM SOCIEDADE
Os
valores não surgem na vida em sociedade como um trovão no céu. São construídos
na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas escolas, nas
manifestações culturais, nos movimentos e organizações locais. Conhecê-los,
compreendê-los e praticá-los é uma questão fundamental da sociedade atual. A
luta por um mundo melhor, por uma civilização mais humana, mais democrática e
mais justa tem sido, historicamente, construída pelo homem. Atualmente, os
governos, as organizações não-governamentais e os cidadãos do mundo lutam pela
equidade. O que é a equidade? É uma forma de praticar a Justiça, isto é, o
respeito à igualdade de direito de cada um, que independentemente do que está
escrito nos códigos jurídicos, esta no ADN de cada ser humano por direito.
No século 21, a sociedade civil e política
quer que todos pratiquem a equidade como expressão de um sentimento do que se
considera justo, que seja expressa em forma de virtude de quem ou do que
manifesta senso de justiça, imparcialidade, respeito à igualdade de direitos
dos homens. Por isso, na Filosofia, a ética é o ramo de estudos que cuida
particularmente de investigar os princípios que motivam, distorcem, disciplinam
ou orientam o comportamento humano.
Ela reflete especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social. Podemos observar que as ações humanas, em face de sentimentos, estímulos sociais ou de necessidades íntimas, requerem, para a boa convivência na vida social, bons costumes, boa conduta, segundo os preceitos socialmente estabelecidos pela sociedade. Uma pessoa, mesmo com as mais contundentes e sensíveis justificativas, em situação de privação material ou de fome, comete um crime ao roubar para alimentar-se. Roubar é um ato que fere a moral e os bons costumes.
Entre as diferentes ambiências humanas, a escola tem
sido, historicamente, a instituição escolhida pelo Estado e pela família, como
o melhor lugar para o ensino-aprendizagem dos valores, de modo a cumprir a
finalidade do pleno desenvolvimento do educando, o seu preparo para o exercício
da cidadania e a sua qualificação para o mundo do trabalho. Sem a prática de
valores, não podemos nem falar em cidadania. Sendo assim, caberá às
instituições de ensino a missão de ensinar valores no âmbito do desenvolvimento
moral dos educandos. Através da seleção de conteúdos e metodologias que
favoreçam temas transversais (Justiça, Solidariedade, Ética etc.), presentes em
todas as matérias do currículo escolar, os valores podem ser conhecidos e
aplicados na vida diária de cada pessoa.LMC
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