terça-feira, janeiro 08, 2013



Visão do mundo Atual

A historia mostra-nos que a injustiça sempre esteve ao lado da sociedade, seja na época da escravidão, revolução industrial e no atual modelo capitalista globalizado. Sempre existiu uma hierarquia social, na qual alguns eram privilegiados, outros nem tanto e outros massacrados, dignos de pena.

Essa injustiça, acredito que é provocada pelo instinto mais animal e hostil do ser humano, aquele que o faz querer ser melhor que todos e expor/alimentar isso seja para si próprio ou para o próximo, o problema são as varias variações do ponto; “Ser o melhor”. Eu tento entender conceitos como; “Ter carros/roupas/mansões caras… dá-te status, poder e respeito”, mas sempre esbarro no mendigo do sinal ou na criança da rua agonizando de tanto cheirar cola. Não sou hipócrita de dizer que certos consumos não me fazem necessário ou que não gosto de dinheiro(claro que gosto), mas garanto que tudo que compro é para atender a uma necessidade minha que nada tem haver com status, poder e respeito.

A grande questão é que um novo modelo económico está a deixar de ser utopia e passa a ser necessidade, tempos atrás foi preciso muita destruição para que a mudanças desse porte acontecesse, espero que agora não seja necessário, quero me adequar o quanto antes. O mundo globalizado, o capitalismo a flor da pele e do bolso veio acompanhar o da desigualdade social, aumento da criminalidade, desconfiança económica e excesso de valorização das coisas fúteis, aquelas que dão o tão sonhado status, poder e respeito.

Penso diferente, penso que para respeitar alguém é preciso admira-ló, não pelo o que tem ou onde está, mas sim pelo que faz, ou seja, eu valorizo o ser e não o ter. Pensando nisso tudo e trazendo para o meu mundo do meu dia a dia, penso que apenas com uma conjuntura sócio-econômica participativa, colaborativa e transparente o mundo estará salvo e pronto para crescer como deve crescer, com uma base em conhecimento/sabedoria e não de matéria. LMC

Sem comentários: