quinta-feira, outubro 09, 2014



SINODO
A palavra Sínodo é uma conjunção de duas outras palavras da língua grega, cujo significado é “fazer juntos o caminho” ou “caminhar juntos”, "reunião", "assembleia". O Sínodo é, de fato, um lugar de encontro para os bispos, ao redor do Papa que o convoca como um instrumento para "consulta e colaboração".

Trata-se de uma série de encontros de representantes das diversas classes de fiéis para tratarem de assuntos propostos por quem convocou o Sínodo e proporem encaminhamentos para as questões discutidas. Um Sínodo acontece somente a partir da convocação do bispo, quando se realiza em uma Diocese ou do Papa, quando se realiza para tratar de assuntos relativos à Igreja Universal.


É, portanto, um lugar para a troca de informações e experiências, para a busca comum de soluções pastorais válidas universalmente. Para resumir, o Sínodo dos Bispos pode ser definido como uma assembleia do episcopado católico, que tem a tarefa de ajudar seguindo os conselhos do Papa, no governo da Igreja universal.

Um sínodo católico pode ser realizado em nível de diocese ou mais amplo. No primeiro caso, o sínodo diocesano é convocado pelo bispo, a autoridade máxima da diocese. Dele participam sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos que dão a sua contribuição e opinião visando o bem da comunidade diocesana. Quando é convocado pelo Papa trata-se de uma grande importância, pois diz respeito a questões relativamente que dizem respeito a toda a  Igreja Universal e é realizado no Vaticano. LMC







Sem comentários: