sexta-feira, outubro 19, 2012

EU E OS OUTROS



As outras pessoas são fontes permanentes de diferenças, mudanças e inconstâncias. Por isso, o convívio com os demais dentro do meio profissional, pode ser desgastante, quando não se respeita o fato de cada um ser único e, por tanto, pouco previsível aos olhos externos.  Cada pessoa faz as suas escolhas com base nas suas aprendizagens e a consequência disso é que os demais podem concordar com essas escolhas ou necessitarem de adaptação. Como cada pessoa costuma ter em mente um projeto diferente, as pessoas entram em conflito. E Satre sustentava a idéia de que: “o homem por si só não pode conhecer-se na sua totalidade, só através dos olhos de outras pessoas é que alguém consegue ver-se como parte do mundo. Sem a convivência, uma pessoa não pode perceber-se por inteiro. Só a convivência é capaz de nos dar a certeza de que estamos fazendo as escolhas que desejamos”.

Seguir o principio que não existe verdade absoluta e cada um está certo no seu ponto de vista, pode facilitar o convivio com os demais. Carlos Castaneda no seu livro Fogo Inteiro, define  os cinco atributos do guerreiro: controle, disciplina, paciência, oportunidade e vontade.

Uso esses 5 pontos como forma de convívio com as pessoas.

1- Controle: controle emocional, saber conhecer-se, respeitar os próprios limites, saber viver a vida como ela é e não como se imagina, fantasia.
2- Disciplina: para poder organizar e seguir um método de convívio, de mudança ou quebra de padrão na relação. Saber viver no agora e organizar-se para que a sua atenção esta com o foco no agora e na solução ao invés de estar perdido nos pensamentos passados ou que ainda estão por vir ou mesmo nos problemas e aborrecimentos.
3- Paciência: começando por ti mesmo e expando-te aos demais. As coisas tem um tempo para acontecerem, tanto mudanças internas quanto externas. Aceite e respeite.
4- Oportunidade: saber aproveitar as oportunidades de contato com as pessoas e usá-las da melhor maneira possível. Estar focado ajuda-nos a “enxergar” o obvio.
5- Vontade: de querer aprender, misturar-se e achar-se no contato com o outro. Usar essa energia que temos para poder seguir em frente.LMC

Sem comentários: