quinta-feira, fevereiro 23, 2012


TEMPO DA QUARESMA

Quaresma significa “quarenta”. São os quarenta dias que precedem a Semana santa. Começa na Quarta-feira de Cinzas e vai até o Domingo de Ramos. Seu objetivo principal é a nossa preparação para a Páscoa do Senhor, “fonte e cume da vida cristã” e de todas as celebrações da Igreja. Em tempos idos era o tempo em que os catecúmenos se preparavam para receber o batismo na Vigília pascal.

A Quaresma é um tempo de graça, um verdadeiro Kairós, tempo da manifestação de Deus. Este tempo tem como característica duas realidades muito importantes: 1. Olhar para Jesus; 2. Conversão.

Neste tempo, somos levados pela Igreja a seguir Jesus em seus últimos momentos de vida para – junto com Ele – aprendermos o que é o amor e a misericórdia. Por diversas vezes, o Senhor vai se revelando como o rosto misericordioso do Pai, assumindo até as últimas conseqüências a vontade do Pai, que é salvar a cada filho. É um caminho de “subida”, não só para Jerusalém, mas até o mais alto grau do amor que se concretiza na cruz.

Jesus, muitas vezes, vai anunciar sua Paixão dizendo que o Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado e morto, mas no terceiro dia ressuscitará. Vemos nesses anúncios também o desejo do Senhor de se entregar. Está aí a sua disposição em dar até a própria vida em nosso resgate. Ele não somente falou a respeito do amor que se revela ao dar a vida pelos amigos, mas o fez em sua própria vida. Assim, tornou-se o exemplo mais sublime que devemos seguir para realmente sermos felizes.LMC

Sem comentários: