quinta-feira, dezembro 15, 2011

Jesus disse: "(...) Entre vós sou como aquele que serve." (Lucas 22:27) Como verdadeiros seguidores de Jesus, devemos também servir todos aqueles que no nosso ambiente necessitarem.

Servir é ajudar os que necessitam de auxílio, material, mas mais espiritual. Hoje mais que nunca as pessoas que trabalham sob a nossa orientação, olham para nós e pedem-nos que os escutemos, que lhe demos carinho sabendo-os ouvir, orientando-os para levarem uma vida o mais feliz possível. No meio de tanta desorientação, os nossos militares e civis que trabalham connosco pedem-nos que sejamos amigos que estendem os braços sempre que necessitarem.

Existem muitas maneiras de servir. Podemos servir sendo amigos, sem olhar à cor da pele e condição social, ou cuidar de alguém doente, acompanhar as pessoas na dor da perda de alguém, podemos ensinar, catequizando aqueles que têm mais dificuldade em acreditar. O nosso exemplo é o primeiro passo para atrair outros a nós, em confiar em nós. O nosso papel será sempre ganhar confiança para depois actuarmos. Se lhe dermos confiança eles não sentirão vergonha de pedir ajuda e não tentarão camuflar a sua vida os seus problemas.

Sacrificando os nossos interesses pessoais em favor do outro, ocupar o tempo ouvindo. Nunca olhar para o relogio quando se trata de ajudar, de ouvir, de agir em relação ao outro. Pelo serviço que realizamos aumentamos a capacidade de amar e tornamo-nos menos egoístas nesta sociedade onde tudo se ganha e onde tudo se pode perder mais rapidamente. Ao pensarmos nos problemas dos outros, os nossos problemas parecem menos sérios.

Quando olhamos para a vida dos que servem desinteressadamente, (e há muitas pessoas que se dedicam aos outros, voluntarios); podemos ver que eles ganham mais do que dão. Por isso nós no nosso ambiente também podemos fazer a diferença.

Todos nós temos talentos especiais, devemos usá-los para servir. Deus abençoou-nos com talentos e capacidade para ajudar a melhorar a vida de outras pessoas.

Jesus deu um exemplo de amor e serviço. Quando ajudamos espontaneamente os outros, com espírito de amor, tornamo-nos mais semelhantes a Cristo. Por isso sejamos coerêntes e lancemos mãos à obra servindo. LMC

Sem comentários: