sexta-feira, outubro 30, 2009


DIA DE TODOS OS SANTOS


A Igreja católica celebra hoje, 1 Novembro, o Dia de Todos os Santos, o dia consagrado a todos os seres humanos, conhecidos ou anónimos, que de acordo com o dogma católico mereceram compartilhar após a sua morte a perfeição divina. Pessoas que passaram a vida fazendo o bem e procurando ajudar o próximo: são esses os santos não canonizados lembrados pela Igreja Católica. “A Igreja considera santas as pessoas que viveram como nós, com dificuldades, mas lutaram e foram exemplos do bem na sua trajetória de vida.

Celebramos: 1ª A santidade de Deus manifesta nos filhos, os santos da Igreja.


2ª A plenitude da vida cristã que consiste em alcançar a Deus, através de uma vida que torne real o programa das bem-aventuranças.


3ª A comunhão eclesial com os nossos irmãos, Jedsus Cristo, Nossa Senhora, os apostolos, Martires e os santos com nome próprio e anónimos.
Celebramos a santidade de Deus que resplandece encarnada em pessoas de carne e osso.

1ª LEITURA Como descrever a felicidade dos mártires e dos santos na sua condição celeste, invisível? Para isso, o profeta recorre a uma visão.


O SALMO do dia proclama as condições de entrada no Templo de Deus. Ele anuncia também a bem-aventurança dos corações puros. Nós somos este povo imenso que marcha ao encontro do Deus santo.


LEITURA: Desde o nosso baptismo, somos chamados filhos de Deus e o nosso futuro tem a marcada da eternidade.

EVANGELHO: Que futuro reserva Deus aos seus amigos, no seu Reino celeste? Ele próprio é fonte de alegria e de felicidade para eles.

"Para ser santo não é preciso realizar actos extraordinários nem possuir dons excepcionais. "É simplesmente necessário servir Jesus, escutá-lo e segui-lo sem perder a coragem perante as dificuldades". Celebramos homens e mulheres que, devotados à causa divina, enfrentaram por vezes provações e sofrimentos indescritíveis, perseguições e o martírio".Mas que também "experimentaram a alegria de quem se confia a Deus", por que "a verdadeira causa de tristeza ou de infelicidade para o homem é viver longe de Deus"LMC

Sem comentários: