quarta-feira, abril 29, 2009


PEREGRINAÇÃO A FATIMA A PÉ 2009


Nos dias 14 a 17 de Abril realizou-se mais uma vez a “XVIII Peregrinação a Fátima a Pé” das Forças Armadas e de Segurança. É para todos momentos de graças. Experiência única na vivência da nossa fé. É certo que nem todos os peregrinos iniciam a caminhada com o mesmo espírito, mas na realidade quando todos chegam a Fátima o seu espírito é o de peregrino. Mas o que significa PEREGRINAR?


Se observarmos na Bíblia, os profetas, os salmistas e muitos outros trechos do Antigo Testamento, veremos que eles falam-nos muito de peregrinação. Era o povo de Deus que caminhava unido, ora rumo à cidade santa ora rumo a lugares sagrados, o templo, entre outros.


Saindo do Velho e passando para o Novo Testamento, vemos que o próprio Jesus também era um peregrino. Seguido das tradições e das leis, vemos a ida d’Ele ao templo com seus pais. Como um bom judeu, saia da Galileia em “peregrinação” e ia até a Judeia (Jerusalém) comemorar as grandes festas solenes:
PÁSCOA, PENTENCOSTES, TABERNÁCULOS, entre outros.


Vendo tudo isso, podemos afirmar que peregrinar está no “sangue” do povo de Deus, desde os tempos remotos até os nossos dias. “Peregrinar”, que vem do latim “peregrinus”, significa “viajar ou andar por terras distantes”; “peregrinar é fazer penitência, é orar, é agradecer graças recebidas, é fazer súplicas. É também momento para regenerar forças e condições espirituais do ser humano”. Isto é o que no fundo todos nós procuramos quando iniciamos esta caminhada. O êxito ou fracasso da peregrinação depende somente se o caminhante sabe ou não adoptar a dimensão cristã do peregrino e se logra a degustar até ao final das suas possibilidades esta experiência de fé. Os peregrinos partem deixando atrás, pelo menos durante esse breve período de tempo, todas as coisas das quais vão fazendo no seu dia a dia. Durante a peregrinação ocupam-se de uma única coisa; do que é indispensável, do que dá significado a tudo. A peregrinação é o tempo em que se convive e conversa unicamente com o sentido de todo o nosso caminho humano. Por isso, a peregrinação é um momento em que podemos verificar a nossa vida, ver os nossos projectos com uma certa distância e distanciarmo-nos dos problemas contingentes da vida. Na peregrinação caminham junto a nós, companheiros invisíveis, todas as pessoas do nosso passado que levamos em nós mesmos, a quem voltaremos ou não, a encontrar e todas as que connosco caminham lado a lado, animando-nos e que são para nós irmãos peregrinos ao nosso lado, cada um com a sua carga invisível e também visível, cada um com a sua dimensão de fé. Todos diferentes, mas todos iguais no mesmo elo que nos une: Nossa Senhora de Fátima. LMC

Sem comentários: